Código: | CS30003 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EGE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
Português
A Unidade Curricular de “Economia, Gestão e Empreendedorismo” tem por objetivo o contacto com os três temas, a literacia económica na ótica do cidadão comum e a compreensão das dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamento da sociedade e das organizações.
O módulo de empreendedorismo tem como objetivo o desenvolvimento do conhecimento no domínio do empreendedorismo, que permita aos estudantes conhecer as realidades empresariais e a autonomia para criar as condições que possibilitem a criação do seu próprio posto de trabalho através da identificação das oportunidades no mercado e do desenvolvimento de um plano de negócios.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Desenvolve uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relaciona problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para o desenvolvimento e crescimento económico;
- Identificar o empreendedorismo assente na inovação, como um processo de criar algo de novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-ativa face à informação, confrontando conceções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, regionais, nacionais e internacionais, evidenciando interações e interdependências.
I – Economia
1.1 Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
1.2 A Intervenção do Estado na Economia
1.3 A Economia Portuguesa Perante a União Europeia
I I – Gestão
2.1 As Organizações
2.2 A Função de Gestão
2.3 Os Gestores
2.4 As Organizações e a Envolvente Externa
2.5 Responsabilidade Social das Organizações
I I I – Empreendedorismo
3.1 Evolução do conceito
3.2 Capacidade de Aprendizagem
3.3 Inovação e Atitude Empreendedora
3.4 Características dos Empreendedores
3.5 Competências Empreendedoras
3.6 Plano de Negócios
4.1 Estratégias de gestão de programa
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
4.2 Participação dos estudantes
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.
4.3 Metodologia "Learning by doing"
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendam fazendo.
Realização de um teste escrito (T);
+
Realização de um Trabalho de Grupo (TG)
+
Realização de actividades e apresentação de trabalhos e nas aulas práticas e participação na aula(PA)
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Nota Final (NF)= 0.4T + 0.4TG + 0.2PA
Observações: A aprovação exige nota mínima de 8 valores no Teste e de 10 no TG e PA.
AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso):
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
No caso de trabalhadores de estudantes que não consigam participar nas aulas, a nota final (NF) será de: 0.5T + 0.5TI
* Trabalho Individual (TI) com discussão.
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 64 | |
Total: | 64 |
Bibliografia:
- BUCHA, A. (2009), "Empreendedorismo", Editora RH, Lisboa.
- SAMUELSON, P. e Nordhaus, W. (2005), "Economia", 18ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
- SARKAR, S. (2010), "Empreendedorismo e Inovação", 2ª Edição, Escolar Editora.
- TEIXEIRA, S. (2005), "A Gestão das Organizações", 2ª Edição, McGraw-Hill, Lisboa.
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